Blog drTanajura: sobre 4 ou mais rodas

fevereiro 6, 2008

Soluções para o trânsito de São Paulo – 1

Filed under: Trânsito São Paulo — DR Tanajura @ 1:36 am

São Paulo já está parando, basta verificar o trânsito em algumas vias principais da cidade. Iremos fornecer várias sugestões para que São Paulo possa absorver o elevado número de carros lacrados e novos motoristas a cada dia .

Marginal do Tietê -1: circulação de caminhões
Devida falta de rotas, como o futuro Rodoanel, pela Marginal do Tietê circulam caminhões que normalmente somente a utilizam para cortar a cidade.

Mudança proposta: Na pista central da marginal seriam criadas 2 faixas de rolamento à esquerda (próximo ao rio) onde obrigatoriamente circulariam os caminhões que simplesmente cortam a cidade, por exemplo, vindos da Castelo Branco para a Dutra ou Fernão Dias. Abrangência do Cebolão até as saidas da Dutra e Marginal da Dutra. As pistas da direita e marginal local teriam a circulação de ônibus e veículos leves. Traria um alivio imediato para o trânsito. Mesma idéia seria implantada na Avenida dos Bandeirantes, Salim Farah Maluf e Tancredo Neves.

Marginal do Tietê -2: veículos adentrando à marginal
Um dos grandes problemas na marginal é a indecisão dos motoristas ao entrar na marginal, pista da direita.

Mudança proposta: Criar obrigatóriamente um funil, permitindo que somente uma fila de veículos adentre à marginal. E criação de um semáforo inteligente: para os veículos que irão adentrar na marginal teria a luz verde ou vermelha e para os veículos que estão circulando na pista da direita da marginal um aviso eletrônico. Funcionamento: com um sensor o semáforo perceberia a aproximação de um veículo, um sinal verde rápido para que o veículo adentre a marginal e para o veículo da marginal um aviso eletrônico: reduza a velocidade um veículo entrará obrigatóriamente em sua frente.

Marginal do Tietê -3: grandes caminhões adentrando à marginal.
Os caminhões grandes somente poderiam adentrar nas pistas da direita da marginal para tráfego local e de locais determinados. Tipo, a entrada na marginal dos caminhões que vêm do Ceasa.

Ônibus circulares especiais nas Marginais
Seriam criados bolsões de estacionamento gratuíto (valor trocado pela aquisição de passagem para os ônibus especiais) em alguns canteiros das marginais com policiamento da Guarda Civil. Os ônibus executivos fariam o trajeto entre a Ponte da Vila Maria até a Ponte do Socorro (marginal de Pinheiros). Paradas em Pontos estratégicos como Rede Globo, Vila Lobos, Ponte Transamérica, etc. E também conexão com os trens.

Estacionamentos integrados com o Metrô
A grande dificuldade para os trabalhadores pegarem o Metrô (além da falta de ar-condicionado de qualidade e de bancos para se sentar) seria a integração com o Metrô. O risco de assalto principalmente para executivos caminharem das saídas do Metrô até os estacionamentos. Poderiam ser passarelas cobertas (tipo para se entrar nos aviões em aeroportos). O preço seria conjunto e passagens controladas por catracas. Somente caminhariam nestas passagens quem estivesse pagando por elas (estacionamento). 

O trânsito de São Paulo pode melhorar, depende de idéias. O importante é soltar as idéias, por mais maluca que pareça. Aí poderá estar a grande solução.

O drTanajura não tem vergonha e irá apresentar inúmeras alternativas.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Temos que encontrar soluções definitivas. Medidas que empurram o problema para a próxima administração é sacanagem.

    Comentário por Zé Brasil — maio 13, 2008 @ 5:05 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: