Blog drTanajura: sobre 4 ou mais rodas

janeiro 21, 2008

Algo mais sobre câmbio automático

Filed under: Automático ou manual — DR Tanajura @ 2:05 am

A principal função da transmissão automática (e manual) é permitir que o motor funcione numa gama de velocidades, visando aliviar o motor e economizar combustível. Traduzindo, a transmissão utiliza engrenagens para tornar mais eficaz a distribuição do torque do motor.

Características de uma transmissão automática:

  •  Se o carro está em overdrive a transmissão selecionará automaticamente a marcha baseada na velocidade e posição do acelerador;
  •  Acelerando suavemente, o carro irá seguir em velocidades mais baixas do que se acelerar plenamente;
  •  Se diminuir a aceleração, a transmissão cairá para uma marcha inferior (downshift);
  •  Movendo a alavanca para a posição 2 ou 1, o carro andará numa velocidade menor. Já na mudança automática pisando menos no acelerador, a transmissão fará o downshift. Se o veículo está correndo muito, somente quando ficar mais lento haverá o downshift;
  •  Se a transmissão ficar no 2, ele não fará downshift ou upshift, mesmo parando o veículo, a menos que você mova a mudança alavanca.

Entre os maiores fabricantes de transmissão automática, está a Aisin, que produz uma gama imensa de produtos para todas as áreas. No Brasil, por exemplo, já fez no passado câmbio automático para o Marea da Fiat e Vectra da GM.

A Volkswagen na versão 2.0 do Golf, oferecia transmissão automática de 4 marchas que foi substituida por uma nova de 6 marchas, fabricada pela Aisin. O problema é que o motor 2.0 é fraco para a transmissão de 6 marchas automático, acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e atinge 192 km/h de velocidade máxima. A 6ª marcha serve para economia de combustível e um rodar mais confortável. Se colocar no “D” funciona normalmente e no modo esportivo “S” as trocas são feitas em regimes de rotação mais elevados e a 6ª é suprimida. A 120 km/h o conta-giros marca 3.100 giros. A Volkswagen acaba de anunciar o câmbio de 7 marchas para o Golf.

O câmbio automático do Mercedes-Benz 7G-tronic é considerada uma transmissão automática com maior número de relações.

Mercedes Benz 2008 S550 Sedan:
Driver-adaptativo 7-velocidade transmissão automática. É um 5.5L 32-válvula V-8 motor – 382 hp @ 6000 rpm.

BMW M5 sedan:
A M5’s 7-velocidades SMG Drivelogic apresenta teclas no volante e uma selecção de alavanca sobre o console central. As mudanças são automáticas em milissegundos e garante que a velocidade é mantida em toda a gama de mudanças.

A Ford da Espanha anunciou a inclusão de um novo câmbio automático de seis velocidades Durashift 6-Tronic para os motores 2.0TDCi 130cv com DPF e no Duratec 2.3 161 CV Diesel. Esta caixa de câmbio é fruto da parceria com a japonesa Aisin AW.

A primeira empresa a apresentar um sistema automático de oito marchas foi a japonesa Aisin, para o Lexus 460. O objetivo visava o aumento do desempenho, exigência dos potenciais compradores do veículo. A economia veio como benefício secundário.

A alemã ZF também desenvolveu um câmbio automático com oito marchas (apresentando seu sistema seis meses depois da Aisin), pensou em obter vantagens em relação ao consumo, mas só decidiu aumentar o número de marchas em um segundo momento. “Nossa intenção era colaborar na redução do consumo e das emissões”, diz o engenheiro Michel Paul, vice-presidente de tecnologia da ZF. “O número de marchas de que precisaríamos para isso não era nossa principal preocupação”, afirma. Durante o trabalho, os alemães perceberam que, ao longo da história, cada vez que se acrescentava uma marcha aos sistemas de câmbio automáticos, conseguia-se uma redução no consumo.

Aumentar o número de marchas na caixa não é uma operação simples. O acréscimo de peças pode aumentar o peso e também as perdas mecânicas da transmissão. Mas o resultado obtido pela Aisin e pela ZF deixou todos otimistas, o que leva a acreditar que, se a tecnologia permitir, mais marchas ainda poderão ser acrescentadas às caixas automáticas.

Economia prevista pelos fabricantes com o aumento de marchas:
5 marchas – 8%
6 marchas – 13%
7 marchas – 16%
8 marchas – 21%

Interessante é a presença da Aisin, altamente especializada em câmbios automáticos. A Aisin construíu uma fábrica nos Estados Unidos da América em 1986, iníco da produção em1989. Está localizada em Seymour, Indiana e desde então fornece componentes para Honda, General Motors, Mitsubishi Motors, Nissan e Toyota. A empresa também opera em Marion, Illinois.

Você já ouviu falar sobre a Aisin Seiki, que foi fundada em 1949. Ela faz parte do grupo Toyota.

A Toyota Group é um grupo de empresas que trabalham juntas. As principais empresas do grupo são Toyota Industries Corporation e a Toyota Motor Corporation.

* Toyota Industries Corporation (1926)
* JTEKT Corporation (1935)
* Toyota Motor Corporation (1937)
* Toyota Auto Body, Co. Ltd. (1940)
* Aichi Steel Corporation (1940)
* Kanto Auto Works, Ltd. (1945)
* Toyota Tsusho Corporation (1946)
* Aisin Seiki Co., Ltd. (1949)
* Toyoda Gosei Co., Ltd. (1949)
* Denso Corporation (1949)
* Toyota Boshoku Corporation (1950)
* Towa Real Estate Co., Ltd. (1953)
* Toyota Central R & D Labs., Inc. (1960)
* Daihatsu Motor Co (1907; Toyota detém 51% da empresa desde 1999.)
* Hino Motors (diesel caminhões e ônibus. Toyota detém 50,5% da empresa desde 2001.)

Afiliadas:

* Kyoho kai grupo – Auto peças empresa – 211 empresas.
* Kyouei kai grupo – Logística / facilidade empresa – 123 empresas.
* Fuji Heavy Industries, Ltd., fabricante dos automóveis Subaru. (Toyota detém 8,7% da empresa.)
* Isuzu Motors Ltd. (Toyota detém 5,9% da empresa.)
* Misawa Homes Holdings, Inc. (Toyota detém 13,4% da empresa.)

Aisin Seiki Co., Ltd., também conhecida como Aisin TYO: 7259, um membro da Toyota Group, é uma empresa que desenvolve e produz componentes e sistemas para a indústria automotiva e outras áreas interessantes. A Aisin é uma empresa relacionada no Fortune Global 500, ocupando a posição 347 em 2007.

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