Blog drTanajura: sobre 4 ou mais rodas

janeiro 18, 2008

Presidente da Toyota no Detroit Auto Show 2008

Filed under: Notícias — DR Tanajura @ 2:39 am

Vejam nesta entrevista, a simplicidade e humildade do Presidente da Toyota, reconhecendo erros e não colocando panos quentes. Não acusa parceiros/ fornecedores, não penaliza funcionários. Faz sim um apelo a que todos os funcionários da empresa façam uma auto-crítica do seu trabalho, para manter a qualidade dos produtos Toyota. Vejam que suas fábricas no EUA seguem as Leis trabalhistas vigentes.

Isto justifica o mérito da Toyota por estar crescendo tanto nos últimos anos, causando preocupação a toda a concorrência. Tendo inclusive executivos seus sendo contratados por empresas que reconhecem a qualidade da Toyota. E com total controle sobre suas finanças. Vigiada até pelo Governo japonês por ser hoje em dia a principal vitrine do Japão para o mundo.

Trechos de artigo publicado no The New York Times por MICHELINE MAYNARD em January 15, 2008, tradução do Dr. Tanajura:

Em sua primeira visita ao Detroit Auto Show 2008 desde que se tornou o presidente da Toyota, em 2005, Katsuaki Watanabe em uma conferência transmitiu aos seus empregados que assume responsabilidade pela qualidade dos carros e outros veículos da Toyota.

Surpreendeu os jornalistas, pois os executivos mantêm scripts que exortam as virtudes dos seus modelos mais recentes e carros conceito.

Katsuaki Watanabe, expandiu a Toyota, que passou a Ford no ano passado, classificando-se como a segunda maior empresa de automóvel nos Estados Unidos.

“Cada indivíduo deve exercer a responsabilidade” pela garantia da qualidade, desde a concepção, à fabricação e venda dos carros e outros veículos.

Falando por meio de um intérprete, o Sr. Watanabe fez transmitir que estava envergonhado por problemas que não deveriam ter ocorrido (transparência frente a exigência do mercado consumidor e de proteção ao consumidor), e que compartilhava com todos.

Houve uma série de recalls nos Estados Unidos e no Japão durante os últimos dois anos manchando a reputação de alta qualidade, angustiando Mr. Watanabe, que cresceu na empresa na área de investigação e desenvolvimento e operações de compra, antes da sua promoção a presidente.

A Toyota fez recall em 2,1 milhões de veículos em 2005. Reduziu para a metade em 2007. Em outubro, a Toyota fez recall em 470.000 veículos no Japão.

Ele também instituiu um “back-to-basics”, campanha destinada a que todos os empregados re-examinem as suas próprias ações, fora os procedimentos da empresa amplamente estudados para um efetivo controle da qualidade.

“Eu disse-lhes para reverem mais uma vez, se fizeram um bom trabalho”, disse o Sr. Watanabe.

Falando num tom fervoroso, frequentemente gesticulando suas mãos, o Sr. Watanabe recusou-se a culpar fornecedores da Toyota pela qualidade que resultou em problemas, que em boa parte ocorreu em veículos que tinham mais de 10 anos de idade.

“Eu não considero o problema como algo de responsabilidade dos fornecedores”, disse o Sr. Watanabe. “Temos de trabalhar em forma conjunta e plenamente conscientes de que são importantes fornecedores.”

Para ajudar a reduzir o problema, o Sr. Watanabe nomeou um executivo sênior de controle de qualidade e estabeleceu uma comissão para examinar processos, priorizando-os.

Mr. Watanabe atribuíu alguns dos problemas da empresa pelo grande crescimento nos últimos anos. “Mas agora que a Toyota é tão grande, nós percebemos que não somos devidamente comunicado das ocorrências.”

Executivos da Toyota foram mais otimista ao falar de novos veículos, incluindo o crossover sedan Venza, que permite uma condução suave e economia de combustível frente aos SUV’s, construídos sobre um chassis para veículos pesados

No final desta conferência, Mr. Watanabe trocou calorosa saudação com Mr. James E. Press, ex-presidente da Toyota amerciana e agora co-presidente na Chrysler. Cujo trabalho na Chrysler será fortalecê-la, revendo sua estrutura e métodos produtivos (“healthy” for the industry). Será um pouco da qualidade Toyota na Chryler.

Fotos de um dos produtos Toyota nos EUA:

toyota-1.jpgtoyota-2.jpg

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: