Blog drTanajura: sobre 4 ou mais rodas

dezembro 21, 2007

Vale a pena comprar um carro automático?

Filed under: Automático ou manual — DR Tanajura @ 1:28 am

Se vale. Apesar do folclore sobre a preferência pelo câmbio manual, o automático é bem superior em tecnologia, facilidade de operação e mantém o prazer de dirigir.

O câmbio manual permite mudanças mais rápidas de marchas e hoje temos embreagens macias (tipo chapéu chinês). Na canseira, para quem dirige por muito tempo, o ideal é não utilizar a embreagem e engatar no tempo do motor.

A rotação ideal de cruzeiro seria nos 3000 giros (rpm). O contagiros é muito importante no veículo.

No caso do câmbio automático o posicionamento da alavanca já é mais mácio, sem trancos. Dentre os carro produzidos no Brasil, o New Civic já tem 5 marchas + ré. Os outros ainda utilizam 4 marchas + ré. Interessante que mantém sempre que possível o motor nos 2000 giros.

O prazer de dirigir é o mesmo. É delicioso ouvir o ronco do motor quando aceleramos fundo e o veículo reduz uma marcha e voa baixo.

Alguns carros oferecem 2 opções nos câmbios automáticos: dirigir normal ou esportivamente.

Tirando o preço do câmbio manual, vale a pena ter um automático, paga o prazer proporcionado.

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10 Comentários »

  1. Bastante esclarecedor o seu comentário. Parabéns! Mas ainda tenho dúvidas com relação ao consumo. O carro AT com a alavanca na posição D, anda assim que se tira o pé do freio. Isso não faz que o consumo aumente?? Se aumenta, você pode me dizer em qual proporção isso ocorre?
    Agradeço a atenção. Forte abraço!

    Comentário por Francisco — janeiro 15, 2008 @ 11:08 am | Responder

  2. Posso lhe falar com experiência sobre o consumo do Corolla automático. Na estrada com gasolina e andando por volta de 90 e 110km/h o carro fazia 13km/l e com ar condicionado ligado 12km/l. Média que fiz de São Paulo a Parati-RJ, ida e volta.
    Excelente consumo.

    Comentário por Dr. Tanajura — janeiro 15, 2008 @ 11:00 pm | Responder

  3. Não respondi exatamente a sua pergunta.

    Quando o carro está em D (drive) e para-se no sinal, por exemplo, existe necessidade de pisar no freio, pois soltando o carro já vai para frente. Traduzindo: o carro está num estado parecido ao soltar a embreagem em primeira marcha e acelerando para o carro sair do lugar. A marcha do carro é a lenta apenas com o impulso de ir para a frente.

    É importante lembrar que numa subida deve-se ficar pisando no freio com o carro parado (ele até pode ir para trás se não brecar, depende da aceleração do mesmo). Os manuais mandam brecar sempre, nesta situação.

    Caso o carro fique muito tempo parado no mesmo local (congestionamento), você poderá por no N (neutro) para puxar o breque de mão.

    O consumo não sofre alteração deixando no D (e se tivesse seria insignificante).

    O ideal seria que algum engenheiro dessa uma opinião bem técnica. O espaço está aberto, sempre no intuíto de esclarecimento.

    Comentário por Dr. Tanajura — janeiro 17, 2008 @ 10:58 pm | Responder

  4. Obrigado pela resposta! Bastante profissional assim como o seu comentário. Mas se você achou o Corolla automático econômico, fazendo a média de 12 km/litro na estrada com o ar ligado, andando a 110 km/hora, você iria ficar de queixo caído se andasse com o meu Civic LXS manual, que faz 14,5 Km/litro nas mesmas condições. Os motores são muito parecidos para haver essa diferença significativa. Será que o seu Corolla não estaria um pouco desregulado??
    Forte abraço, amigo!

    Comentário por Francisco — janeiro 18, 2008 @ 1:30 pm | Responder

  5. As picapes vendidas no Brasil só a toyota tem a opção de cambio automatico, a maioriria dos picapeioros que falei, alegam que não querem o cambio automatico nas picapes, o que voce acha? esta opinião deles é porque em uma picape o automatico não tem tradição.

    Comentário por antonio — fevereiro 27, 2008 @ 9:20 pm | Responder

  6. Não podemos criticar as pessoas que gostam de utilizar o câmbio manual, afinal é uma opção normal e todos estamos acostumados. Você muda a marcha quando quiser.

    O automático traz conforto e reduz a marcha naturalmente se necessário. Você no fundo controla no pé. Precisamos tomar cuidado e não usar a automática como freio, em subida temos que pisar no freio ao ficar parado.

    Nas pick-ups, normalmente já são 4×4 o que auxília em qualquer tipo de terreno. Você pode usar a reduzida. No automático você utiliza também marchas mais baixas se necessário. A alavanca está lá com várias opções.

    Vale a pena ter um automático. E congestionamento hoje em dia é coisa normal, e neste caso automático é automático.

    Vjea os comentários deste pessoal:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19862&page=4

    Comentário por DR Tanajura — fevereiro 28, 2008 @ 10:04 am | Responder

  7. Bom dia,

    Tenho um corsa GL automatic-4 gostaria de saber em quanto tempo tenho q trocar o óleo da caixa de câmbio e se este tipo de câmbio da muito problema??

    Abraços..

    Comentário por Celso Rodrigo — abril 11, 2008 @ 11:19 am | Responder

  8. O câmbio automático, seguindo-se as regras estabelecidas pelo fabricante (Manual do Proprietário), dificilmente dá problema. O importante é manter o recomendado pelo fabricante do veiculo. E aqueles cuidados básicos: não andar com peso excessivo no veículo, nas subidas ao parar em farol pisar no freio, não forçar o carro. Considere que as camionetes tração 4×4 têm câmbio automático também.

    Veja algumas dicas (principalemente nos comentários da reportagem do blog):

    http://www.transzero.com.br/trz1_Noticias/IntegraNoticia.aspx?idNoticia=193

    http://blog.estadao.com.br/blog/jc/?title=a_vez_dos_automaticos&more=1&c=1&tb=1&pb=1

    Conclui-se que encontrando uma boa oficina, que seja esepcializada em caixa automática, resolve-se os problemas.

    Comentário por DR Tanajura — abril 12, 2008 @ 2:49 am | Responder

  9. O que é mais dificil vender um corolla automatico ou corolla mecanico, hoje?

    Comentário por Ricardo Cavalcanti Araujo — julho 22, 2009 @ 3:36 pm | Responder

    • Com certeza quem compra um Corolla quer automático. Completo se possível. Para revenda o que manda é o preço também, mas acredito que a opção sempre que possível seja o automático. O FIT mais vendido é o manual que é mais barato, mas muitos gostariam de ter o automático.

      Comentário por DR Tanajura — julho 22, 2009 @ 5:30 pm | Responder


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